Side Area Logo
aaa
Newsletter Pop-up
Seguir:

2000 & Vintage

Home / A cidade / 2k indica: carnavrau por Lorena Martins

BH promete entrar de vez para a lista dos principais destinos para o período carnavalesco do Brasil. O que isso significa? Gente demais. A estimativa é que a cidade receba até 4,6 milhões de foliões nessa época do ano, ou seja, 20% a mais do que o ano passado, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Com tanta gente, a programação dos blocos também aumentou e, claro, isso ainda é motivo para nos confundir. E, é esse aqui o meu papel, te fornecer um roteiro prático e certeiro para que você aproveite o Carnaval. É claro que os tradicionais blocos devem entrar nesse guia, principalmente se você estiver disposto e enfrentar a multidão. Mas, vale aqui, ressaltar que há outros blocos que valem a oportunidade de ir conhecer que estão estreando e prezam por batuques diferentes, lugares e comunidades fora da zona de conforto e nem por isso menos interessantes. Nessa triagem, de quase 500 blocos cadastrados, cheguei ao top 5 dos imperdíveis para esse ano. 
Vale lembrar também que, independentemente do seu destino, vale tomar algumas medidas sustentáveis para um Carnaval mais limpo. Opte por bebidas servidas em latinhas recicláveis – a lata de alumínio tem uma taxa de reciclagem de quase 98%, leve o seu copo ou caneca para evitar a quantidade absurda de copos plásticos e, na montação, opte pelos glitter biodegradáveis (que não possuem plástico em sua composição) que não agridem nem o meio ambiente e nem a sua pele. Para jogar confete, rola até um papo de fazer as bolinhas a partir de folhas secas espalhadas no chão: basta pegá-las e furá-las com aquele furador de papel básico. Dá trabalho, mas o resultado não agride em nada em meio ambiente. Outras medidas podem ser acessadas pela cartilha do Carnaval sustentável feita pelo Impact Hub (https://belohorizonte.impacthub.net/blog/).

Beiço do Wando

Um tributo ao cantor que embala tantos momentos bregas e também apaixonantes. Esse ano, além de ouvir as consagradas canções do cantor, há a presença ilustre da cantora Gretchen.Quando? Domingo, dia 03/03, às 9hPraça Geralda da Mata Pimentel, na Pampulha

Chama o Síndico

Sua praia é música brasileira? Então esse bloco é o seu. Totalmente dedicado à Tim Maia e Jorge Ben Jor, o bloco Chama o Síndico conta, neste ano, com convidados ilustres como Djonga, BNegão, Tamara Franklin e Sérgio Pererê.Quando? Domingo, dia 3 de março, às 9h. Concentração em frente ao Mineirão, na Pampulha.


Bloco TURU TURU

No ano em que Sandy & Junior anunciou que fará uma turnê especialmente aos órfãos da dupla, eis que surge o bloco Turu Turu, uma espécie de tributo carnavalesco aos sucessos. Sim, isso significa que você vai ouvir “A Lenda”, “Vamo Pulá” e “Maria Chiquinha” com batuques em ritmos de Carnaval. Quando? O bloco ainda não soltou o seu trajeto e nem o dia, mas acompanhe as informações em seu perfil no Instagram @blocoturuturuoficial

Tico Tico Serra Copo

Quem foi no ano passado, lembra que o Tico Tico chegou a ser emocionante quando fez o seu trajeto passando pelo túnel da Lagoinha. A cada ano, o bloco faz o seu cortejo de forma improvisada – o que é MUITO mais legal – e convida o público a conhecer pontos poucos explorados e interagir com as comunidades da cidade.Quando? Você que sofre de ansiedade, melhor trocar de bloco. Aqui a galera só solta informações na véspera de cortejo, fique de olho.

Juventude Bronzeada

Axé? Aqui é seu lugar. A cada ano o Juventude Bronzeada transforma o bairro Floresta, na Zona Leste, em Salvador, com direito à muita música baiana. O bloco também possui suas músicas autorais, o que deixa tudo mais lindo. Quando? Terça-feira, dia 05, pela manhã. O ponto de saída, no bairro Floresta, ainda não foi divulgado. 

Dá pra curtir a folia longe de grandes multidões? Dá, sim! Inclusive, dá para juntar com algo tão bom quanto o Carnaval: lachos. Há opções gastronômicas disponíveis na cidade tanto para quem quer curtir um outro roteiro  mais tranquilo que o agito dos blocos quanto para quem aproveita esses eventos para ser uma pausa entre um bloco e outro.


CARNAVAL GASTRÔ

Até o dia 10 de março, mais de 38 bares e restaurantes que criaram pratos elaborados especialmente para o carnaval, com nomes que fazem alusão ao período carnavalesco, por preços a partir de R$ 15. Para todos os detalhes e a lista completa dos bares participantes, acesse http://www.belohorizonte.mg.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/carnaval-de-belo-horizonte-tera-circuito-gastronomico
crédito é de Abrasel-MG/Divulgação. 


FEIRINHA APROXIMA

Para quem quer curtir o feriado longe do agito dos blocos ou quer fazer aquele aquecimento antes de cair no samba, a Feirinha Aproxima realiza uma edição especial com quatro dias de duração. Entre as opções no cardápio desta edição especial, estão a coxinha de rabada e a paella mineira, do restaurante Omilía; o rolinho primavera e o furai de frango de Beto Haddad; o risoto de boi, do Boi Vitório; e o consagrado frango ao molho pardo, do Maria das Tranças. Os restaurantes Dona Lucinha, Rock City, Pizza Sur e Fürst Tap Room são outros estabelecimentos que estarão na Feirinha Aproxima.


FEIRINHA EXPERIMENTE

Quando: De 2 a 5 de março, das 11h às 18hOnde: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, Cidade JardimEntrada gratuita
Experimente: programação CarnavalCarnavalizar com cervejas locais e artesanais? É a pedida. A Experimente realiza uma edição especial de Carnaval. Serão 4 dias de feira, de 02 a 05 de março, na Rua Tenente Brito Melo, em frente à Filarmônica. 
Experimente Carnaval

Data: 02 a 05 de março de 2019

Horário: 12 às 20h

Entrada franca

Nenhum comentário

Leave a Comment